domingo, 19 de dezembro de 2010

A Arte de Musicar Aventuras.

 Olá gamers. Passei um bom tempo hibernando em minha cripta, jogando alguns games clássicos que de tanto jogá-los fizeram meus dedos podres largarem das mãos.
 E eis que,  entre uma jogatina e outra, me deu uma vontade de abrir a tumba, estalar os dedos verdes e escrever sobre algo que muito me fascina, desde que eu era apenas um pequeno e viciado garotinho.

Here we go humans: Game Music for the people! 

Uma boa trilha sonora nos games, tem mesma importância de uma boa jogabilidade ou de bons gráficos, até mesmo de um bom enredo. Aliás, quando um enredo é bem contado, amarrado com uma trilha sonora de qualidade, nos faz adentrar e sentir todas as emoções que o game proporciona, seja quando estamos em uma passagem frenética de ação, ou quando vivenciamos momentos de pura interação com o personagem em momentos melancólicos. Quem aqui nunca se emocionou com alguma passagem memorável de seus games favoritos? Quando falamos do fator emoção nos games, uma trilha sonora envolvente e marcante é a grande culpada por este feito em nossas vidas.

Sim! Afirmo que uma boa trilha sonora nos marca por toda a nossa vida. Tenho grandes exemplos em meu legado gamistico de músicas inesquecíveis, até hoje me emociono brutalmente com a música tema de Chrono
Cross, com o tema inconfundível do "motherfucking game" Super Mario Word, e a grudenta e frenética música do Top Gear que arranca suspiros dos nostálgicos lembrando-nos de quando nos sentíamos como um piloto da NASCAR em nossas fétidas poltronas.  Enfim, a lista é extensa e passaria toda a minha eternidade escrevendo até meu corpo se consumir e o zumbi aqui apodrecer de vez!

                                         Isso levanta até defunto!            

Vejo que esses temas marcantes permeiam vários games de outrora, e confesso que não sinto tanta emoção com as trilhas dos games atuais. É de se estranhar, pois hoje em dia estamos beirando o foto-realismo nos games e a qualidade sonora melhorou de uma forma absurda comparada a 10, 15 anos atrás quando os programadores e compositores literalmente tiravam leite de pedra ( ou seria de bits )? Calma, não estou blasfemando a torto e a direito não, sei que existem boas trilhas de jogos atuais, mas confesse se quando você ouve a música tema do cenário do Ken Masters - Street Figther 2 por exemplo, te arrepia os ossos hein?

É assim que agradece o Mario? Safadêenha!
O que vos falo, meros mortais, é que falta aquela paixão de se compor uma música que grude em nossa alma,  aquela criatividade absurda que tinham quando possuíam apenas míseros 8 bits e criavam grandes hits, grandes momentos emocionantes.São essas músicas que nos fornecem toda a adrenalina de se prosseguir um game, que nos move a desafiar monstros vindos de dimensões bizarras pra salvar princesas que no máximo, nos dá um simples "Thank you for save me" e seguem suas vidas até serem seqüestradas por algum
monstro megalomaníaco novamente. Malditas princesas...



 Por favor composers, nos emocionem novamente com trilhas sonoras memoráveis! Afinal, nem só de gráficos um bom game é feito, ou terei que ir devorar seu cérebros cinzentos, hein?


Agora, me deixem voltar ao meu descanso não tão eterno assim, e depois volto com mais alguma epifania.

Rise from you joystick!

3 comentários:

  1. Nunca que eu vou esquecer das musiquinhas dos games que jogava quando pirra,são verdadeiros chicletes em nossas mentes.Não posso fazer uma crítica como essa,mas que marcou minha infância,isso sem dúvidas ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu tava até tentando desenrolar algo num programa feito o Fruit loops pra mandar algumas músicas de Game music,conseguir tirar o começo de uma música de demons crest

    ResponderExcluir